Apesar de o governo federal ter publicado, nessa segunda-feira (11), um decreto onde inclui academias de esporte – de todas as modalidades – salões de beleza e barbearias no rol de atividades essenciais durante a pandemia da Covid-19, em Nova Lima, as academias não terão suas atividades retomadas.
Poder de decisão dos municípios
Ainda que o governo federal estabeleça quais atividades podem funcionar em meio à pandemia, o Superior Tribunal Federal (STF) decidiu que cabe aos estados e municípios estabelecer políticas de saúde, inclusive questões de quarentena e classificação dos serviços essenciais.
Área técnica definiu restrição
Os técnicos da Prefeitura de Nova Lima, mesmo com o decreto do governo federal, decidiram manter as academias sem permissão de funcionamento. Na segunda etapa da abertura do comércio, prevista para o dia 19 de maio, o corpo técnico fará nova análise sobre o tema das academias.
Salões de beleza e barbearias
Os salões de beleza e barbearias já estão funcionando em Nova Lima, desde a última terça-feira (5), a partir de agendamentos prévios, com a permanência de apenas um cliente e um funcionário a cada 3 m² de área de livre circulação, além do cuidado com a esterilização dos equipamentos após o uso em cada cliente. Mesmo com o decreto federal, esses estabelecimentos permanecerão funcionando, seguindo as restrições citadas acima que estão descritas no decreto municipal.