Idoso de 82 anos era morador do bairro Matadouro e apresentava comorbidades
Raposos confirmou, nesta quinta-feira (18), sua segunda morte por coronavírus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de um idoso de 82 anos, morador do bairro Matadouro (Raposos). O órgão ainda afirma que a vítima, que faleceu na última terça-feira (16), era diabética e apresentava outras comorbidades. Ainda segundo a secretaria, o idoso ficou internado, por dez dias, no Centro de Atendimento – Coronavírus (Ceacor), em Nova Lima, e faleceu na Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lourdes.
Até o momento, o município contabilizou 277 notificações. Destas, 22 testes deram positivos para a doença, 20 casos são suspeitos e 235 casos foram descartados. No total, 28 pessoas, entre casos positivos e suspeitos, estão em isolamento domiciliar. Há ainda uma internação hospitalar de umcaso confirmado para a Covid-19.
Primeira morte por Covid-19
A primeira morte por coronavírus em Raposos ocorreu no dia 9 de junho. A vítima era um homem de 68 anos, morador do bairro Morro das Bicas. Ele apresentava comorbidades diversas como arritmia cardíaca, diabetes e pressão alta, fatores considerados de risco, e que podem resultar em complicações graves aos pacientes com coronavírus.
De volta à onda verde
A Prefeitura de Raposos segue as diretrizes do Programa Minas Consciente, do governo estadual, que prevê as condições para reabertura ou não das atividades comerciais das cidades. Com isso, o município segue atualmente a chamada onda verde. Até quarta-feira (17), a cidade estava na onda branca, mas com o aumento de óbitos, da taxa de ocupação de CTIs e leitos clínicos para a Covid-19, na Região Macro Centro – onde Raposos e outras cidades estão inseridos – foi necessário o retrocesso.Somente serviços essenciais, descritos no programa, podem funcionar seguindo critérios.